para o sapatinho da Noiva

se tem uma Noiva na família ou no grupo de amigas, este Natal é a altura ideal para a mimar, com algo que verdadeiramente marque a etapa que vai do noivado ao casamento, como uma das mais importante na vida das meninas. Ela vai agradecer do coração.

para começar bem, o guia que lhe evitará carradas de nervos, no antes e no durante,

um adereço fundamental para os cabelinhos, ou para prender o véu. Tudo à venda a preços simpáticos na Parfois, Zara ou Acessorize,

um perfume de Noiva sofisticado e intemporal. De Chez Guerlain,

uma pequena jóia cheia de significado, das amigas do coração, e a preço razoável,

brincos TOUS, colar colecção JASMIN Carolina Herrera

o momento esperado "cake ..."parte 2

a semana passada, falamos sobre o momento de apresentar o bolo. Hoje vamos encontrar o melhor espaço. Com a onda das festas ao ar livre, todo o mundo quer abrir o bolo ao ar livre (e faz muito bem), a dificuldade reside na escolha de encontrar o sítio ideal.

Pessoalmente acho que nem todo o "ar livre" reúna as melhor condições. Vejamos as melhor hipóteses : Se tem um alpendre generoso é este o sítio por excelência. Permite juntar uma mesinha de apoio com toda a loiça necessária e evita o caos que às vezes se gera. Se quer mesmo que seja no meio do jardim, ou no meio do nada, atenção ao material que necessita ter por perto, ao vento ao pó ... enfim à natureza com os seus momentos caprichosos.  Para ter um pano de fundo mais bonitinho, leve o bolo para junto duma árvore, e... não esqueça o ponto mais crítico quando se quer preparar este acontecimento - a ILUMINAÇÃO ! sim é sempre a situação mais corriqueira, a abertura do bolo na penumbra com os fotógrafos a fazerem malabarismos e os convidados no escuro sem saberem o que fazer. Acredito que não é isto que quer. Eu chamo-lhe investir para perder. 

A ter em atenção : um fundo mais ou menos interessante, mesa de apoio para as loiças e boa iluminação. Prefira um final de tarde à noite cerrada. O meio da pista, local habitualmente mais iluminado. ou, uma árvore bonita com boa iluminação a vir do chão e luzinhas suspensas dos ramos. Mas algo robusto e importante, aqui poupar pode revelar-se um desastre.

o momento esperado "cake !"

passando em revista os "pontos críticos" dos casamentos da época, o "momento bolo", é certamente o mais complicado. Aposto que estão a sorrir, mas é verdade. Claro que o ponto crítico não é o bolo, já adivinharam ... é quando e onde. Sim, são essas a variáveis, que nos deixam os nervos à flor da pele. E porquê ? Bom, não me canso de aconselhar alternativas, mas isto é como comprar sapatos - apertam e são um pouco duros, mas esperamos que alarguem e que se tornem mais moles. É claro que no nosso íntimo mais profundo, sabemos que isso N.U.N.C.A. irá acontecer.

Então vamos lá pensar um bocadinho.

Porque queremos "abrir" o bolo quando já passou imenso tempo depois, de finalizado o jantar ? Em plena digestão dos convidados confesso que não acho nada interessante. E, fazer voltar os convidados à mesa depois de já estarem sentados mais de uma hora à mesa, convenhamos que é uma enorme maçada. Avaliada a situação, não será mais sensato servir o bolo como sobremesa ? 

Outro erro que me parece difícil de corrigir é "abrir" o bolo no fim do cocktail - não sei donde saiu esta ideia, mas a verdade é que se tornou muito popular. Sendo o cocktail um momento por excelência, para se beber e "picar" coisas salgadas, meio doces e algo mais exótico, porquê obrigar as pessoas a comerem um doce mais pesado e que merece uma devida apreciação, de olhos e paladar. 

Então qual é mesmo o momento mais sensato (mas não obrigatório), para o querido bolo ? A minha experiência diz que ou na hora da sobremesa ou, logo mesmo no fim do jantar, ou, ainda antes da abertura da pista. Com pompa e circunstância ou num modo mais light, divertido e com o devido destaque, estes serão os três momentos mais interessantes. Hoje falámos no quando para a semana dizemos onde. Boas escolhas e já agora inspirem-se nestes bolos bonitos e como apresentá-los.

imagens via Grey Likes Weddings e Style Me Pretty

imagens via Grey Likes Weddings e Style Me Pretty

o nosso ano foi assim - parte 4

e terminamos pelo princípio, passeando por Évora, com os queridos F+M num passeio amoroso fotografado pela Adriana Morais.